Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o estilista Aldo Mencatto

Morando nos Estados Unidos há 5 anos, Aldo Mencatto é o único latino a participar do recém-criado Las Vegas Fashion Design Council, associação que reúne o talento de designers locais para fomentar o desenvolvimento de uma indústria de moda em Las Vegas e em todo o Estado de Nevada. Vice-presidente do Conselho, Mencatto foi o mais aplaudido no primeiro evento oficial realizado pelo grupo, o Gala Celebration, que aconteceu no Would Market Center, em Las Vegas , no último dia 23 de maio, e reuniu mais de 600 pessoas, incluindo a prefeita Carolyn Goodman.
No evento, cada estilista apresentou 25 peças. Na passarela, o estilista contou, entre outros, com a presença da modelo Débora Mattoso, que mora em Nova York e fez questão de ir  desfilar Mencatto. Numa conversa franca, o estilista que não para de festejar o sucesso na Terra do Tio Sam,  lamentou a falta de incentivo dos governos para os eventos de moda no Brasil e contou muitas novidades. Confira!



Blog - O que o levou  a deixar o Brasil e seguir carreira nos Estados Unidos?

“Resolvi deixar o Brasil pra seguir meus sonhos - porque todos os meus sonhos estavam aqui nos Estados Unidos e a moda brasileira tem um grande mercado nos USA”.


Blog - Você hoje ocupa uma posição de sucesso nos Estados Unidos, você acha que se estivesse no Brasil teria o mesmo destaque?
Mencatto com Luiza Brunte

“Acredito que, se eu estivesse no Brasil, não teria conquistado tudo o que já conquistei aqui nos Estados Unidos”.

Blog -  Você diz que suas coleções  tem como pano de fundo a sensualidade. Isso você levou das brasileiras. Por que a sensualidade como principal característica?

“A sensualidade brasileira é a minha principal característica pra tudo o que eu faço em relação a moda”.

Blog - Fale um pouco do que você considera como sensual, mas sem ser levado para o vulgar. É difícil fazer uma coleção com essa característica sem correr o risco de ser chamado de vulgar?

“Sensualidade está na atitude da mulher ou na do homem, não está apenas na roupa que a pessoa está usando ou no estilo de alguns designers. Além do mais, a pessoa tem que ter personalidade e atitude pra poder usar algo mais sensual”.

Blog - No que mais o Brasil te inspira?

“ O Brasil me inspira em tudo. Começando pela liberdade de expressão do povo brasileiro, passando  pela sensualidade, pelas cores, pela dança, pela energia...são muitos os elementos inspiradores”.

Blog -  Que modelo você gostaria de ter desfilando sua coleção?

“A modelo que adoraria ver desfilando minha coleção seria Ana Hickmann”

Blog - Você tem um cargo importante no Las Vegas Fashion Design Council, fale um pouco desse trabalho.

“Sou vice presidente do Las Vegas Fashion Design Council (LVFDC). Começamos a nos reunir há cerca de um mês e meio. Então, eu e os estilistas David Tupaz e Alex Taryn fundamos o Consulado. Las Vegas era a ultima cidade dos Estados Unidos que continuava com uma certa lacuna no quesito moda. Inclusive, nunca houve modelo ou estilista de moda com registro aqui em Las Vegas. Aqui há Universidade de moda, mas nada a mais que possa impulsionar os estudante de moda depois de formados. Nós do Consulado somos os primeiros reconhecidos legitimamente pelo estado de Nevada como designers”.


Blog - Como você analisa o mercado da moda no Brasil? O que acha de um país tão grande ter apenas 2 eventos de moda de grande porte (Fashion Rio e SPFW)? O que precisa ser feito para aquecer este mercado?

“A moda brasileira tem mercado em todos os países, por suas cores, contrastes e pelas características do povo brasileiro. Sobre ter apenas dois eventos de moda no Brasil, creio que seja pela falta de interesse dos governantes de cada estado. É uma pena, pois moda é um grande movimento do qual todo mundo gostaria de fazer parte de alguma forma. E é também um grande mercado financeiro”.

Blog - Você pretende voltar para o Brasil? Sonha em criar algo que impulsione o mundo da moda por aqui?

“Amo o país, mas não penso em voltar viver no Brasil. Eu escolhi Las Vegas/USA pra morar . Aqui será o meu ponto de partida pra qualquer outro pais, mas posso abrir um show room em São Paulo ou no Rio de Janeiro”.

Blog - A moda realizou seus sonhos? O que ainda deseja no campo profissional e pessoal?

“A moda me realizou em todos os sentidos porque faço com amor. E ver alguém usando Mencatto é a maior realização. No lado pessoal só falta um grande amor”.

Blog -  Que dicas você daria para quem esta começando? Ficar no Brasil ou se aventurar em outro país?

“Seguir seus sentidos e o coração. Procurar conhecer seu próprio estilo pra fazer sua própria assinatura. E fazer o que for necessário para seguir os sonhos, inclusive, se for o caso, sair do Brasil como eu fiz”.


Blog - Fazer uma coleção é um risco. Pode acertar em cheio ou não. Você fez algo achando que poderia receber críticas pesadas e acabou obtendo resultado exatamente contrário?

“Nesta nova coleção, minha inspiração caiu sobre a principal avenida  de Las Vegas (Las Vegas Boulevard) e, claro, tudo com um toque brasileiro, tipo “Glamour Streeet Wear”. As criticas fazem parte de tudo o que possa ser feito. Surgem as críticas positivas e, claro, algumas negativas. Mas todas são bem vindas e construtivas”.

Blog -  O que mais te gratifica ao fazer um modelo. O que vai ser realmente ser usado ou aqueles que impressionam, mas jamais ganharão as ruas?

“O que mais me deixa feliz é ver alguém confiante ao usar um dos meus modelos”.

Comentários

  1. Aldo Mencatto é o melhor designer .. Eu estava presente no dia 23 no desfile de moda e sua coleção foi muito bonito ... manter o trabalho duro aldo ..

    ResponderExcluir
  2. Memcatto parabens pela suas coleções, que vc possa a cada dia criar novas tendencias........... Que vc atinj seus objetivos....... Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário