quarta-feira, 18 de julho de 2012

A vida é curta

 Vida Vivida - Por Amanda Pieranti
Amigos leitores, eu tinha pensado em escrever um artigo diferente para esta semana, mas não pude deixar de manifestar minha tristeza pelas mortes de duas jornalistas, praticamente na mesma semana. A primeira, Maria Carolina Ferreira, aos 29 anos, vítima de traumatismo craniano, após ser atropelada por um motoqueiro em Niterói, no Rio de Janeiro, quando este avançou o sinal. A segunda, Déborah Fortunato, vítima de câncer, também jovem, recém casada. Ambas com carreiras brilhantes pela frente. Não as conheço, mas fiquei profundamente triste com a partida precoce das jornalistas e isso me fez pensar ainda mais sobre a vida. Quão breve ela é, não é mesmo?

Hoje estamos aqui, saudáveis, brincando, rindo com os amigos, nos divertindo com a família, na correria do dia a dia, reclamando que não temos tempo para nada e, de repente, o cara lá de cima nos convoca para apresentação imediata no céu. Minha mãe costuma dizer que quando Deus desliga a tomada, não tem jeito. E é verdade, da nossa hora, ninguém foge. Uns mais cedo, outros mais tarde, mas uma hora, vamos partir desse mundão cheio de coisas maravilhosas e outras longe disso, mas vamos partir sem no entanto desejar.

 É para essa partida que não nos preparamos e nos deixamos abater. Nós, em nossa cultura ocidental. Mas, na realidade, desde quando nascemos estamos caminhando para a chegada do fatídico dia, analisando friamente. O bom é que não sabemos. A morte é misteriosa. Mas assim a vida também o é. Mas o que fazemos dela, em geral, só nos questionamos diante de uma doença que teima em findar a nossa existência que sempre julgamos fosse longa.

Então, já que não se pode fugir ao inevitável, vivamos cada dia como se hoje fosse o último: intensamente. Não deixemos que o desânimo tome conta de nós e não reclamemos que o tempo voa. Às vezes nos chateamos por tão pouco ou mesmo não vemos saída para determinado problema, mas não lembramos que só não há jeito para morte. Para tudo mais, há.

Então, antes de se sentir derrotado ou ficar triste, pense nisso. Valorize cada segundo de sua vida. Se os segundos voam, trate de torná-los proveitosos para ontem. Ligue para aquele amigo com o qual não fala há anos. Não fique só nos contatos virtuais. Fuja da mesmice. Ouse. Tente realizar seus desejos e tire seus sonhos do papel. Faça da sua vida, viva!!!!

Aos familiares das colegas que partiram, o sincero pesar de quem sabe, exatamente, a dor de uma partida precoce. A saudade é eterna e angustiosa nos primeiros anos. Mas depois vocês as sentirão vivas dentro de vocês. E será possível resignar-se com o que não se pode mudar. As boas recordações nada nem ninguém tira da gente.

1001 utilidades

A 6ª câmara de Direito Privado do TJ/SP determinou que uma fabricante de produtos  de limpeza não utilize mais a expressão "Brio" em um de seus produtos devido à semelhança com a marca da concorrente "Bombril".

Esporte, diversão e prazer

Com mais de 10 mil atletas nos Jogos de Verão e  cerca de 3000 nos  Jogos do Inverno, a Vila Olímpica é  um clube exclusivo onde "o que acontece na aldeia é a aldeia", como explica Summer Sanders, o nadador americano que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona,  em 1992. Este universo fechado, com a imagem de  ser  focado na preparação física e mental intensa, foi quebrado com os testemunhos publicados  pela revista americana  ESPN. Segundo a revista os bastidores das Vilas Olímpicas são locais de encontro real e íntimo. Existem apartamentos, casas noturnas  e bares.  Depois da  preparação intensa antes da Olimpíadas,  os atletas querem brincar.  Josh Lakatos, atirador norte-americano, descreveu um mundo de embriaguez e orgias. Em setembro de 2000, o atleta teve que devolver as chaves da entrada na Vila Olímpica em Sydney , mas conseguiu ficar mais uma semana, com a conivência de uma empregada doméstica. Ele erevela ainda que naquele ano foram usados, na Vila Olimpica,  100 mil preservativos em duas semanas.

A cupa é sempre do juiz

De acordo com o Observatório Nacional da Delinqüência e Respostas enais (ONDRP), 5417 árbitros de futebol foram atacados em jogos  realizados durante a temporada de 2010/2011do campeonato francês. Cerca de 109 vítimas por semana e um aumento significativo de 9,7% em relação aos resultados do ano anterior.  Ainda segundo o órgão, mais de 85% dos árbitros são vítimas de violência verbal e 9% de violência física. Na esmagadora maioria dos casos, os autores das agressões e insultos são os próprios jogadores, mas existem, claro, as agressões do público.

Puxão de orelha

Os seguranças da Casa Cor São Paulo foram chamados a atenção pelos patrocinadores do evento, depois que guarda-chuvas com a marca do evento, destinado exclusivamente aos visitantes vips, foram vistos sendo usados por travestis e garotas de programa em frente ao Jockey, local onde acontece o evento. A turma mandou recolher tudo.

Brasil e Alemanha trocam homenagens

A XVI Bienal do Livro do Rio, que acontecerá de 29 de agosto a 8 de setembro de 2013 no Riocentro, vai homenagear a Alemanha – terra de filósofos como Nietzsche, Kant e Marx. O objetivo da Fagga | GL exhibitions e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), organizadores da Bienal, é intensificar o intercâmbio cultural entre os dois países.  Ao mesmo tempo em que a Alemanha será o tema da XVI Bienal, a Feira Literária de Frankfurt de 2013 estará homenageando o Brasil.

Atores se unem em projeto de leituras dramatizadas no centro do Rio

O Projeto Sated Rio em Ação 2012 está dando continuidade a suas leituras dramatizadas,dando oportunidade a atores uma forma de mostrar seu  talento e de se reciclarem. Desta vez quem coordena o trabalho “Construindo um novo olhar para a cena brasileira" é uma das grandes atrizes do país, Léa Garcia. O palco das seis leituras de autores  nacionais e internacionais será o Teatro Dulcina, nocentro do Rio de Janeiro. Serão seis diretores e 60 atores a participar das leituras, entre eles Quitéria Chagas e Maria Ceiça, em O Chorinho de Flavio Rocha e João Procópio Neto; e Deo Garcez, em Papai Bom Deus, de Louis Sapin. As leituras serão realizadas até o dia 26.

Luiza Brunet vai com o namorado assistir peça de Christiane Torloni

Luiza Brunet e o namorado Lírio Parisotto  foram conferir, na noite destaterça-feira, 17, o espetáculo Teu Corpo é meu Texto, estrelado por Christiane Torloni, em cartaz no Teatro Sergio Cardoso, em Sao Paulo. A cantrora Zizi Possi também estava na plateia.
Foto  Danilo Carvalho/Agnews

Noite de poemas

Elisa Lucinda comemorou nesta terça-feira, 17,  o 4º aniversário da Casa Poema,  com estreia do ciclo A Poesia da Canção,  que reuniu leituras de poesias do cantor Zeca Baleiro.
Foto Felipe Assumpção / AgNews

Band proibida de exibir imagens de Walcyr Carrasco

A 2ª câmara Cível do TJ/RJ proibiu a Rádio e Televisão Bandeirantes de exibir imagens, caricaturas e o nome do autor de telenovelas Walcyr Carrasco no programa Pânico. A emissora também deve retirar da internet as imitações feitas do dramaturgo e terá que se abster de perseguir ou assediar o escritor para que ele participe do humorístico. Walcyr Carrasco entrou com  ação contra a Band devido a uma sátira feita pelo humorista Evandro Santos, que interpreta o personagem "Walcyr Churrasco" no programa com trejeitos afeminados e linguajar chulo.

Amigo fiel

A Beija-Flor de Nilópolis será uma das atrações da programação da 31ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontece de hoje até o dia 28 de julho, no Parque de Exposições Bolivar de Andrade, Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Trata-se do maior evento da América Latina de uma mesma raça.  A presença da escola será neste sábado, 21, com show que contará com a participação de personalidades da agremiação, como o intérprete Neguinho da Beija-Flor, o mestre-sala Claudinho, a porta-bandeira Selminha Sorriso, a rainha de bateria, Raíssa Oliveira, passistas e a bateria liderada pelos mestres Plínio e Rodney. O diretor de carnaval Laíla comandará o elenco de 80 artistas.  Segundo Marcelo Terra, gerente Comercial e de Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador - patrocinadora do desfile da escola em 2013 -, a expectativa é de aumento do número de visitantes em relação à última edição.

- Ano passado, em 10 dias, tivemos recorde de público com 120 mil visitantes. Este ano, com a presença da Beija-Flor, estimamos uma participação, no mínimo 20% maior, graças à parceria que firmamos com a escola para o próximo Carnaval.
A Exposição promovida pela ABCCMM terá 500 expositores e mais de 1.500 animais, com três leilões de elite. O evento atrai criadores de todo o Brasil e de vários países à capital mineira.
O título do enredo da Beija-Flor é "Amigo fiel - do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador". O desfile está sendo preparado pelos carnavalescos Fran Sérgio, Ubiratan Silva, Victor Santos e André Cezari.