quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Flash

O fundo de investimento Carlyle anunciou a aquisição do controle da Getty Images, considerada a maior agência de fotografia do mundo. O valor do negócio: US$ 3,3 bilhões.

Colhendo frutos lá fora

O documentário Tropicália, dirigido por Marcelo Machado, começa sua carreira colhendo louros fora de casa. Após ser exibido em importantes festivais de cinema ao redor do mundo e de fazer parte da seleção oficial do Telluride Film Festival (EUA), o longa, com estreia marcada para 14 de setembro em salas do circuito nacional, acaba de ser anunciado como vencedor da categoria Prêmio Especial do Júri no 8º International Music & Film Festival (JIMFF), que acontece na cidade de Jecheon, na Coréia do Sul. A competição “World Music Film Today” apresenta uma seleção das últimas produções que têm a música como tema central, entre filmes de ficção, documentários e animações.

Treinamento com pesos são eficazes para tentar prevenir diabetes, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos

Halteres pequenos, uma arma de peso para reduzir o risco de um indivíduo tornar-se diabético. Um estudo americano mostrou que praticar exercícios com  halteres semanalmente reduziria em um terço o risco de desenvolver diabetes tipo 2  -  aquele que não dependente de insulina.
Esta é a primeira vez que demonstram tal benefício com os esforços simples de resistência (musculação), enquanto isso está provado há muitos anos que os esforços de endurance (aeróbicos), tais como caminhar, correr , natação, ciclismo e golfe são execelentes também. Com o treinamento do peso, há ainda um "efeito dose": os benefícios aumentam com a duração do exercício físico regular. O risco de diabetes é reduzida em 12% com menos de uma hora semanal, 25% entre uma e duas 30 ET em 34% para além de duas horas.
A massa muscular é um grande consumidor de açúcar, disse a cientista Beatrice Carpentier, diabetologista em Grenoble.
 - Os exercícios regulares   "removem a ferrugem" do corpo, que incorpora capacidade de queimar o açúcar com mais facilidade. Além disso, a atividade física é recomendada para diabéticos por um longo tempo - finalizou a cientista.

Um novo olhar a caminho

Pesquisadores americanos desenvolveram uma nova técnica que permite ratos cegos  recuperarem a visão em  quase 100%. Nos últimos anos, o implante de retinas artificiais conseguiu  restaurar a visão parcial em alguns pacientes que  tornaram-se cego em decorrência  de doenças tais como a retinite pigmentosa ou degeneração macular, que afeta cerca de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Esses avanços são tecnicamente espetaculares, com a introdução de sensores eletrônicos na parte de trás do olho , mas não trazem sempre ao paciente uma visão verdadeiramente funcional. Alguns percebem apenas manchas brilhantes ou contraste muito forte.
Agora, dois pesquisadores da Universidade de Cornell, em  Nova York, obtiveram resultados muito promissores na questão para trazer uma visão quase normal em ratos de laboratório. Embora a maior parte da investigação tente melhorar a resolução e sensibilidade dos sensores, Sheila Nirenberg e Chethan Pandarinath têm-se focado sobre a forma como os sinais visuais são codificados e transmitidos a partir da retina para o cérebro. Infelizmente, a técnica desenvolvida pela equipe de Cornell não pode aplicar imediatamente em  seres humanos. Em vez de usar sensores eletrônicos, os cientistas usaram um método chamado "optogenetics", que usa células geneticamente modificadas ativados por impulsos genéticos. Estas células, chamadas de "channelrhodopsine 2" não são usadas ​​diretamente, mas os sensores de luz transmitem sinais codificados adequadamente ao nervo óptico.

Vento em popa

Pelos dados da CNI a atividade industrial cresceu em junho mais do que em maio. O faturamento teve alta de 2,9%, as horas trabalhadas aumentaram 1,8% e o emprego cresceu 0,3% no período, descontados os efeitos sazonais.

Batendo o pé

Por sua vez, os servidores da União, que representam 22 categorias com os maiores salários do funcionalismo federal, estão céticos com o governo e prometem paralização geral a partir do dia 20. Por tempo indeterminado. Se necessário, garantem, prometem ultrapassar 31 de agosto, data-limite para que seja enviado projeto ao congresso com as reivindicações salariais.

Um brinde ao sucesso

Marcos Palmeira, Emilio  e Bruno Mazzeo
Heloísa Périssé
Elenco e direção do filme E aí, comeu? fizeram nesta quarta-feira, 15, no Studio RJ, em Ipanema,  uma festa em comemoração ao sucesso do longa.  A noite teve shows de Leoni, Rogério Flausino, Mu Chebabi, Luiza Casé e Antonio Julio.
Foto  Anderson Borde / AgNews

Apoio dos poderosos

Empresários fortes apoiam Dilma na questão da greve dos servidores. o presidente da fiat, por exemplo, Cledorvino Belini, acredita que, com a redução dos juros, os funcionários públicos viram as chances de impor sua agenda de pleitos. A seu ver, os servidores perceberam um espaço no orçamento e querem, agora, obter vitórias até de forma abusiva. Já para o empresário Jorge Gerdau o debate em torno das paralizações das categorias federais virou "uma guerra de reivindicações. o debate não está racional, está reivindicatório", observa.