Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro 19, 2012

Inflação

A segunda prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), que serve de base para reajuste de contratos de aluguel, registrou queda na taxa de inflação de 1,38% em agosto para 0,84% em setembro. O dado foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado foi influenciado pela redução dos subíndices de Preços ao Produtor Amplo e de Custo da Construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo diminuiu de 1,94% na segunda prévia de agosto para 1,11% na segunda apuração de setembro. O Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,36% para 0,14% no período.

Sobe e desce

O aumento da taxação do aço importado se estimula o consumo do produto nacional, também desestimula as exportações para a siderurgia chinesa. Como as grandes usinas brasileiras são integradas, atuando como siderúrgicas e mineradoras ao mesmo tempo, o efeito da medida revela-se ambíguo, pois ajuda o setor de um lado e atrapalha do outro.

Maré alta

No segmento da construção naval, a navegação – tanto de barcos de apoio como em geral – tem algo a comemorar. A presidenta Dilma Rousseff transformou a MP 563 na Lei nº 12.715, que troca o pagamento de INSS da navegação por 1% sobre o faturamento. Os armadores, claro,  adoraram.

Rio Oil & Gas

A Rio Oil & Gas é um sucesso, mas, como se esperava, provoca polêmicas. Em reação à pressão contra o conteúdo nacional na indústria, o presidente do Sindicato Nacional da Construção Naval (Sinaval), Ariovaldo Rocha , disse  desconhecer que o Governo estaria querendo retornar à política da era FHC , de compra de navios e plataformas no exterior. Ele falou  que o número crescente de empresas estrangeiras que se instalam no Brasil tem levado os produtos nacionais a se tornar cada vez mais competitivos. Lembrou ainda,  a entrada dos motores Daihatsu no Rio, a parceria do estaleiro chinês Cosco com a empresa de construção naval gaúcha RG e do estaleiro pernambucano EAS com a japonesa Ishikawajima. Para  Rocha , o benefício dessa política é que os estaleiros geram 62 mil empregos e esse nível, mantido em expansão, elimina o uso de bolsa-família, salário-desemprego e auxílio do INSS.

Bons ventos

O conselho informal que reúne periodicamente as cabeças do grupo político de Aécio Neves voltou a discutir as eleições anteontem, durante encontro em local privado em BH. Foi analisado o quadro nas 50 maiores cidades. E se chegou a uma conclusão:  Embora ninguém esteja soltando fogos, ainda, o grupo vê perspectiva de vitórias em série nas urnas. Participaram da reunião os "conselheiros" Anastasia, Alberto Pinto Coelho, Danilo e Rodrigo de Castro, e Marcus Pestana , além de Aécio , lógico.

Mal estar

Segunda, pela manhã, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) deu entrada no pronto-socorro de urgência do Serviço Médico do Senado, com sangramento intestinal. Foi medicado pela diretora do Setor, cardiologista Lêda Maria.Ficou  em repouso durante 2 horas e recebeu alta por volta das 11h10m. Deixou o local andando, sem o paletó, mas com a gravata e a camisa com os punhos dobrados.

Estado de espírito

Mais de mil britânicos com mais de 50 anos responderam a uma enquete no site Love to Learn, dando sua definição de meia-idade. A maioria disse que essa fase da vida começa aos 55 anos. Dois em cada 10 foram mais românticos ao afirmarem que a meia-idade é "um estado de espírito".

Herdeiro do trono da Dinamarca esta no Rio

O Windsor Atlântica Hotel hospeda até amanhã Frederik André Henrik Christian , filho mais velho da Rainha Margarida II e herdeiro do trono da Dinamarca. Acompanhado da mulher, Mary Elisabeth, o príncipe chegou esta amanhã e está na suíte presidencial do hotel. Antes da sua partida, a Secretaria de Turismo da Dinamarca vai oferecer um café da manhã para convidados em um dos salões do hotel, com a participação  do chef dinamarquês, Nicolai Tram , que fará demonstração da sua cozinha com utilização de nitrogênio.

Entrevista com Dorys Daher

Em um bate-papo rápido com o Blog, a  arquiteta Dorys Daher,  especializada em arquitetura para ambientes de saúde, falou sobre o dia a dia da profissão, de projetos hospitalares e  de sustentabilidade. Além de  se dedicar aos projetos cotidianos -  está se investindo na arquitetura hoteleira, e acaba  de entregar a novo projeto do Hotel Novo Mundo,  no Rio. Não bastasse tanta correria  ainda encontra tempo para se dedicar a literatura: lançou recentemente o livro Cimento, Batom e Pérolas - Quem Tem Medo de Arquiteto . Blog - O que você mais gosta na sua profissão? Dorys - O que mais gosto na arquitetura é o desafio de atender solicitações novas para cada cliente com as mais variadas necessidades. Isso nos faz pesquisar  e aprender com diversidade da vida. Arquitetura é uma profissao muito ampla, precisamos estar atentos a tudo. As diferenças de cada um  com  diferentes formas de viver e de pensar. A tecnonologia que muda com uma velocidade avassaladora e nos faz repensar