terça-feira, 12 de março de 2013

Dilma convida Collor para a inauguração do Canal do Sertão

O senador Fernando Collor participou, hoje, a convite da presidenta Dilma Roussef, da visita inaugural dos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão, uma obra federal que vai minimizar os problemas enfrentados pela população sertaneja nos períodos de seca. Collor foi convidado a integrar a comitiva do Palácio a partir de Brasília, viajando na aeronave presidencial com destino a Alagoas. Além da boa relação com a presidenta Dilma, de quem é aliado no Congresso, Collor tem participação importante na história da obra que hoje será parcialmente entregue ao povo do Sertão alagoano. O projeto nasceu em 1991, quando ele, na condição de presidente da República, firmou parceria com o governo de Alagoas, possibilitando o início das obras no ano seguinte, pelo então governador Geraldo Bulhões. Porém, o canteiro de obras ficou parado durante nove anos, parte desse tempo no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, e só retornou à agenda de investimentos no governo Lula. E ganhou impulso e velocidade depois que Collor, na condição de senador de Alagoas e presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, conseguiu, com apoio de toda a bancada alagoana, convencer o presidente Lula a inserir o Canal do Sertão como obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A partir daí, os investimento da União foram intensificados, chegando a R$ 440 milhões, no período compreendido entre 2003 e 2010. O compromisso com o povo sertanejo foi mantido pela presidenta Dilma, que investiu mais R$ 88 milhões, possibilitando a inauguração, na visita desta terça-feira, dos primeiros 65 quilômetros de irrigação das terras sertanejas com o Canal do Sertão.

Ninguém é de ferro

Depois de muito assédio dos fãs, o grupo Jonas Brothers conseguiu descansar no Hotel onde estão hospedados. Na foto, Nick Jonas beija a mulher na piscina do Sheraton na Barra da Tijuca.
Fotos André Freitas/ AgNews

Unindo forças

A Associação Brasileira de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais entregou,nesta segunda-feira, 11, um requerimento à Câmara pedindo a anulação da eleição do pastor Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos. A alegação jurídica é que o regimento da casa só permite reuniões a portas fechadas em situações excepcionais e convocadas por membros da própria Comissão. Quem decidiu pelo caráter reservado da eleição, segundo a ABGLT, foi o presidente da Câmara Henrique Alves. Hoje na reestreia do espetáculo Divinas Divas, no Teatro Rival, no centro do Rio, Jane Di Castro e elenco farão, também, um protesto contra Marco Feliciano.

Alô TJ!

Apesar do órgão especial da presidência do TJRJ ter mantido a decisão anterior de retomada das obras na Praça Nossa Senhora da Paz e também a produção antecipada da prova pericial, o governo continua tirando as árvores da Praça. Elas saem em caminhões baú e não se  sabe o  destino,  de que maneira estão sendo replantadas e onde.
Ontem, mais árvores foram arrancadas, como pode ser visto na foto.
 - A perícia esta mantida, mas não adianta o tribunal mantê-la, se, quando a pericia chegar, não houver mais árvore alguma para ser salva -  lamentam os moradores. 

Coelhinho da Páscoa crescente

Os supermercados esperam, para esta Páscoa, vendas 9% maiores do que em 2012. A pesquisafoi feita pela Alshop nas principais redes de varejo do país. Já as lojas especializadas em chocolate acreditam que a elevação seja de  18%. A contratação de temporários deverá chegar atingir a casa dos 20 mil trabalhadores, sendo 8,5 mil só no varejo.

Academia esclarece dúvidas em relação ao imóvel do Morro do Livramento

Referente a nota publicada aqui no dia 23 de fevereiro último, em que falávamos da  casa de número 77 da Ladeira do Livramento, lugar onde teria vivido  nosso grande mestre Machado de Assis, a Presidente da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, afirmou hoje que “consultados especialistas no patrimônio histórico da cidade, recebemos um parecer escrito, informando que não há qualquer elemento que autorize essa hipótese, embora a casa em questão deva ser da mesma época e provavelmente fazia parte do conjunto de construções da mesma chácara”.
Com isso, a acadêmica esclarece dúvidas surgidas recentemente na imprensa a respeito da casa que tem sido apresentada como aquela onde nasceu Machado de Assis.
“Não conhecemos qualquer base documental – diz ela- que comprove a hipótese. Trata-se, de toda maneira, de imóvel de inegável valor histórico-arquitetônico, digno de preservação e de restauração que a liberte de algumas adulterações que sofreu, mas, até onde sabemos, a afirmação de ser ela a casa natal de Machado não tem qualquer base documental, salvo o pouco provável aparecimento de alguma fonte até agora desconhecida”.

MMA ganha mais espaço no Rio

Os irmãos e lutadores de MMA, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, inauguram nesta terça-feira, 12, em sociedade com a atriz e empresária Karen Ferro, a primeira franquia carioca da academia Team Nogueira, no  Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro.  Além de MMA, a academia também vai oferecer aulas de kickboxing, boxe, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Submission judô e karatê, e contará com programas especiais para homens, mulheres, crianças e adolescentes.  Karen Ferro viveu a assistente do personagem Marcos (Thiago Fragoso), na novela O Profeta, da TV Globo, que está sendo reprisada no “Vale a pena ver de novo”.