quarta-feira, 27 de março de 2013

Será ele um imortal?

A imortal Nélida Piñon é uma das mais entusiasmadas cabos eleitorais da candidatura de Fernando Henrique Cardoso à Academia Brasileira de Letras. Foi ela quem levou FHC pela primeira vez ao Petit Trianon, acompanhado de dona Ruth Cardoso, numa sessão comemorativa do centerário da academia, em julho de 1997, época em que ele era presidente da República e, a escritora, presidente da casa de Machado de Assis. Nélida acredita que a candidatura são favas contadas. “Tal e qual Jesus, ele é muito bem-vindo e desejado”, diz.

Aplicativos de táxi viram mania entre os jovens

O aumento da rigidez na Lei Seca, que esta completando 4 anos,  reduziu em 12,9% o número de mortos em acidentes de trânsito, segundo dados estatísticos do mês de janeiro no estado de São Paulo. Já o número de pessoas detidas por dirigirem embriagadas aumentou 34% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor da multa também mudou. Antes o valor era equivalente a R$ 957, agora passou para R$ 1.915,30, além da apreensão da carteira de motorista por 12 meses.
Para evitar  situações constrangedoras e perigosas,  uma das alternativas que tem se mostrado eficaz na hora de curtir a noite com os amigos é a volta pra casa a bordo de um táxi. E para ajudar os jovens, inúmeros aplicativos voltados para atender esse público já estão em funcionamento nas principais capitais do país.   Entre eles estão os aplicativos que podem facilitar a vida noturna. Tem desde as ferramentas para pedir a conta no bar aos que são utilizados para fazer a reserva do táxi na hora de ir embora. Alguns deles oferecem inclusive Wi-Fi nos carros, o que permite aos baladeiros de plantão atualizar as redes sociais enquanto voltam pra casa e checar os e-mails.

Em prol do verde

A secretaria municipal de Meio Ambiente começou a cercar algumas áreas dos parques naturais municipais Chico Mendes, Marapendi e da Prainha, na Zona Oeste. Até o segundo semestre serão construídos espaços de convivência e novas ciclovias. A sinalização  irá educar e alertar os visitantes que o corredor verde conta com espécies nativas de fauna e flora. Em áreas restritas, é livre a circulação de animais como capivara, preguiça,  jacaré de papo amarelo, entre outros.  Mas e aquele estacionamento de carros que funciona tranquilamente dentro da  reserva, na orla da Barra, pode?

Rock in Rio

Pepeu Gomes e Moraes Moreira participaram nesta terça-feira, 26, ao lado de outros nomes importantes da música brasileira, da coletiva de imprensa que apresentou as atrações do Palco Sunset, no Rock In Rio 2013.  Foto Rogério Fidalgo

Vera Fischer lança seu segundo romance

Cercada por familiares e amigos como a atriz Totia Meireles (foto), a atriz Vera Fischer lançou nesta terça-feira, 16, na Treavessa do Leblon, seu novo livro Lucíola. Este seu segundo romance promete, ele é marcadamente ousado, da primeira a última linha, desavergonhado, carregado de personagens singulares, quase humanos, que através de encontros e desencontros conduzem seus mundos por entre páginas que ficam após a leitura.
Ela, a atriz da grande tela, da telinha, da tela pintada a óleo, do teatro, agora mergulha no intrincado universo da palavra escrita. Palavras que para ela nunca foram problema e nem mistério, pois sempre fez uso dela a vida inteira, este é o seu santo ofício. Habilmente, ela tem aprendido a desarmar as armadilhas que povoam a literatura e se sai bem na sua segunda investida como romancista.
Nesse novo romance ela cria e ousa sem pudor, batizando seus personagens com nomes da grande literatura, no caso Lucíola, uma linda morena de olhos verdes e A, um homem estranho, assim como seu próprio nome.
Ao ler Lucíola, de José de Alencar, percebe-se que o preconceito está enraizado nos próprios protagonistas. Vê-se que ele não se dá somente na sociedade daquela época, 1862, mas também dentro de cada indivíduo, em doses muitas vezes que chegam a nos assustar.
Um século e meio separa a primeira da segunda Lucíola, a de Vera, mas são muitas as semelhanças encontradas nos dois universos - de Alencar e de Vera -, ambas não se permitem serem só apaixonadas, elas são igualmente fatais e demoníacas. É o amor físico em constante luta com o amor espiritual. 
No primeiro romance encontramos, Serena, uma mulher tão linda quanto Lucíola, inicialmente ela se apresenta para nós com o seu rosto encoberto por uma máscara, elemento social que vai caindo a medita em que as verdades são ditas, ao final lá estava ela, revelada por inteiro, linda, morena, fogosa, do alto de sua juventude, mostrando o seu poder, e seu rosto inconfundível, uma mulher que não se deixa domar pelas adversidades.
Lucíola, é uma mulher que não tem medo da exposição, sabe o tempo inteiro que caminha sobre a tênue linha das contradições, explodindo muitas vezes em desobediência e inconformismo, ingredientes que Vera certamente retirou de sua vida, pois ousada como sempre foi, nunca se deixou encurralar por paredes e portas. 

Jota Quest festeja 15 anos de estrada

O Jota Quest lança no iTunes  sua primeira compilação digital, Mega Hits. A coletânea faz parte do projeto homônimo da Sony Music, que reúne os grandes hits de seus artistas e traz 23 faixas com os maiores sucessos da banda. 
O repertório, selecionado pelo quinteto, traz entre suas faixas “Tempos Modernos” – pela primeira vez em um álbum –, versão da banda para a música de Lulu Santos. A composição repaginada pelo Jota Quest é o tema da abertura da atual temporada da novela Malhação. Além disso, a compilação conta com duas faixas bônus: as versões para “Quero Que Tudo Vá para o Inferno” e “Pra Frente Brasil”.  Jota Quest Mega Hits ilustra ainda os 15 anos de estrada em faixas como “Tudo Está Parado”, single do CD e DVD Multishow Ao Vivo Folia & Caos, e hits consagrados como “Sempre Assim”, “Além do Horizonte”, “Dias Melhores” e “Na Moral” – que conta com a participação de Seu Jorge.

Tom Cruise no Rio

Tom Cruise já esta no Rio para o lançamento do filme de ficção científica Oblivion. O astro, que desembarcou agora no Aeroporto Tom Jobim,  já encaminhou  pequena lista de desejos:   Ele pediu que uma suíte do Copacabana Palace, onde ficará até sábado, fosse transformada em academia, apesar do hotel já dispor de uma excelente para seus hóspedes. E quer também quer conhecer o Cristo Redentor e almoçar em uma churrascaria.