quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Círio de Nazaré trona-se Patrimônio da Humanidade

A festa à Virgem de Nazaré, que congrega milhares de fiéis todos os anos em Belém do Pará, agora também é Patrimônio da Humanidade. A Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da UNESCO, aprovou nesta quarta-feira, 4, a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade. Agora, o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos.Também são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife.
E para comemorar, a cantora faz o lançamento do videoclipe da canção de Roberto e Erasmo, "Nossa Senhora", gravada por ela.  A faixa abre seu EP "Amor e Fé", lançado pela Universal Music. Com direção de Paulo Severo, as imagens de Fafá foram gravadas em um estúdio no Rio. A edição também junta cenas gravadas durante a Procissão das Velas (em Belém) e Procissão de Santo Antônio (em Lisboa).
Além de Nossa Senhora, o EP Amor e Fé tem mais três faixas: uma versão bossa nova para Ave Maria, de Schubert (com arranjo de Wagner Tiso), Gracias a la vida e Eu sou de lá, composição de Padre Fábio de Mello que Fafá cantou durante sua apresentação para o Papa Francisco no Rio.