Pular para o conteúdo principal

Kassab visita Centro de Biotecnologia da Amazônia

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e senador pelo  Omar Aziz, visitaram  esta semana,  o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), onde foram recepcionados pela superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia.
Durante o encontro, que visou  apresentar ao novo ministro a estrutura e os projetos em desenvolvimento pelo CBA, Kassab assumiu o compromisso de envidar todos os esforços necessários para que, mediante um trabalho planejado, o MCTIC colabore para definir uma personalidade jurídica própria para o Centro e trazer, assim, os avanços esperados do ponto de vista operacional à instituição.

“Esta visita pode ser interpretada como emblemática, no sentido de dar impulso aos diálogos entre as instituições para que essas parcerias possam se consolidar em um texto, um protocolo, que proporcione a todos os entes envolvidos obter os avanços que há tanto tempo são esperados no CBA”, disse o ministro. “Já conversei com o ministro Marcos (Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e disse que a nossa disposição é apenas apoiar no sentido de construir uma proposta que traga mais agilidade e operacionalidade às ações do CBA”, complementou.

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, destacou que a visita do ministro foi muito importante em um momento em que se busca construir alternativas para o pleno funcionamento do CBA, o qual, na visão da dirigente, é uma instituição essencial para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia tendo em vista seu escopo de trabalhar com foco no aproveitamento da biodiversidade e das potencialidades regionais. “Estamos vivenciando um novo momento da gestão do CBA e a presença do ministro aqui é essencial nesse aspecto, para que possa conhecer melhor não apenas o que é o Centro, mas as suas potencialidades e também possíveis parcerias que podem ser estabelecidas com o Ministério de Ciência e Tecnologia”, disse Rebecca.

Ao final do evento, a deputada federal Conceição Sampaio afirmou que não apenas a visita, mas também as palavras ditas em relação à autonomia jurídica do CBA, mostram o compromisso do ministro na busca pelas avanços necessários da instituição. “O CBA é certamente algo que precisamos e merecemos ter para nosso desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que com a sensibilidade e o comprometimento demonstrados pelo ministro vamos ficar próximos dessa realidade”, disse, reforçando que Kassab pode ser, agora, considerado “padrinho do CBA”.

Comentários