quarta-feira, 23 de março de 2016

Berta Loran - 90 anos de humor

O livro é apresentado na forma de uma grande entrevista - perguntas e respostas - da atriz Berta Loran ao produtor João Luiz Azevedo, contando, de forma coloquial, um pouco da vida, carreira e cotidiano dessa grande atriz. Sua infância pobre no gueto de Varsóvia e a vinda para o Rio de Janeiro com seus pais, irmãos e tios, seus casamentos, seus colegas de profissão, religião, política, teatro, tv, música, cinema, casos pitorescos vividos em família e em cena, enfim, um pouco de tudo.  A trajetória da pequena Basza Ajs, nascida na Varsóvia em 1926, a saída da Polônia, ainda  menina, até a chegada ao Brasil, em 1937, instalando-se na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou sua grandiosa carreira artística, passando pelas principais emissoras de TV até chegar á Rede Globo, onde participou de (quase) todos os programas humorísticos da emissora – de “Bairro Feliz” (1966) a “Zorra Total” (2004) – destaque em telenovelas, seriados e minisséries alegrando seu fiel público durante mais de 50 anos.
No livro, Berta fala da família, dos maus-tratos sofridos na Polônia por sua condição de judia, narra sobre os que vieram ao Brasil e dos que ficaram e morreram na 2a Guerra Mundial. Igualmente se refere à escola pública onde estudou, ao início da vida no Teatro  Judaico (Teatro Idiche) no Rio de Janeiro, passando por suas temporadas de sucesso em Buenos Aires, em revistas na praça Tiradentes e, por seis anos, em Portugal, ao lado dos grandes nomes do teatro lusitano, da época.
A obra é de uma sensibilidade e veracidade que cativam o leitor desde a primeira linha, até o final do livro, emocionando, fazendo rir, chorar, pensar e repensar a vida, ante a tantas coisa de valor duvidoso desse grande Brasil. Autor João Luiz Azevedo - Editora Litteris - 220 páginas - Preço R$ 50,00