quinta-feira, 9 de junho de 2016

Queen Forever

Há 25 anos sua voz se apagava, porém nascia a lenda.  No dia 24 de novembro de 1991, poucas horas de um comunicado oficial, onde informava que era portador do vírus HIV, Freddie Mercury tornava-se definitivamente um ícone eterno da música mundial. O grupo God Save the Queen nasceu em 1998 e por meio dos anos, converteu-se no show em tributo ao Queen e Freddie Mercury mais importante no mundo, com atuações nos teatros mais representativos e importantes dos cinco continentes. No próximo dia 22 o grupo se apresenta no Teatro Bradesco Rio e  depois segue para duas apresentações em São Paulo.  Neste aniversário tão especial, o grupo prepara um show completamente renovado, com cenário,  iluminação e cenografía impressionantes, além de um setlist que abrange toda a extensa carreira de Freddie Mercury com o Queen e como solista.

Encontros Culturais

O Espaço Cultural Fator Brasil, reúne a partir de hoje,  toda quinta, às 18h, um grupo seleto de músicos, poetas e escritores. E Dudu Fagundes traz como convidado o genial poeta Mano Melo.

Com curadoria de Dudu Fagundes, Sara Torres, Washington Machado e Téo Lima, o projeto a cada semana apresenta um filme, debates culturais, traz um convidado surpresa e fecha com um show.

Com o show musical "Uma  Nobreza Rara" de Dudu Fagundes, leia-se O Maestro Das Ruas. Show de violão e voz, e com direito a canjas surpresas.
O show case do seu 1º CD, Dudu Fagundes foi trabalhado através de pesquisas e caminhos que configuram a identidade musical lusófona, reúne sons e culturas de lugares como Goa, Macal, Moçambique, Guiné Bissau, Príncipe, São Tomé, Cabo Verde, Timor Leste, Portugal, Angola e do regionalismo brasileiro, todo o conceito está na ampla pluralidade rítmica e poética.
O evento traz exibição de e de diversos filmes que dirigiu e que foram exibidos no Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe / Zózimo Bulbul e n Festival Itinerante da Língua Portuguesa - FESTIN-PORTUGAL.
O filme de estreia fica a cargo do: "O Maestro Das Ruas, Um Mergulho Na Alma Brasileira"- Documentário que revela talento musical dos artistas invisíveis das ruas do Rio de Janeiro. É um registro histórico de artistas desconhecidos que formam a cultura brasileira.

Rio de Janeiro terá primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses

Palco do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, a Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, abrigará a primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, a mais tradicional de Portugal e que comemora o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Neste fim de semana, música, gastronomia, literatura e arte vão dominar o espaço aberto da Praça, Paço Imperial e Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O espaço terá iluminação, enfeites, balões, bandeirinhas e toda a tradição portuguesa que deu origem às festas juninas brasileiras. O evento é gratuito e aberto ao público.

“A ideia é proporcionar uma experiência completa, unindo tradição e contemporaneidade, em um fim de semana repleto de cultura que vai festejar com alegria as delícias de Portugal. Vamos fazer um festival multicultural que unirá passado e presente”, afirma Connie Lopes, idealizadora e curadora do festival no Brasil, que escolheu o dia 10 para abrir a festa por ser o dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas. Nesse dia, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira portuguesa.

O festival contará com uma extensa programação de shows com representantes da cultura pop portuguesa, como a banda Deolinda (grupo de música popular inspirado no fado) e o acordeão frenético de Rosinha (cantora que se destaca pelo humor nas suas letras), que se apresentarão no palco montado na Praça XV. Outra atração musical será a sanfoneira Lucy Alves(foto), que ficou conhecida na última edição do The Voice Brasil e que atualmente brilha como a Luiza,  na novela Velho Chico. Nomes como Nicolas Krassik e Cordestinos, mistura de música clássica e nordestina, e o Forró do Kiko, cuja marca registrada é o improviso, também integram a agenda do evento. No 12, em homenagem a Santo Antônio, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduz o baile romântico dos namorados. Haverá ainda desfiles de trajes tradicionais típicos portugueses e músicos tocando as conhecidas Guitarradas Portuguesas.

Morango desperta os sentidos no jantar de Dia dos Namorados

 Chef José Aparecido do Brisa Barra Restaurante aposta  no morango como a grande estrela da noite do Dia dos Namorados.  Ele elaborou três opções do menu comemorativo ‘Brisa in Love’, especialmente concebido para  surpreender até o mais exigente dos paladares. O jantar completo inclui entrada, prato principal e sobremesa.

O menu ‘Brisa in Love’ traz como entrada camarões ao limão siciliano acompanhado de salada de manga thai e relish de morango. Como prato principal, salmão em crostas de ervas aromáticas, mousseline de mandioquinha, aspargos verde e redução de morango. De sobremesa, cheesecake de morango ao vinho do Porto.
 Ainda mais sofisticado, o ‘Brisa in Love Especial’ abre o paladar com uma mousse bouche de tataki de lagosta com vichyssoise de morango ao balsâmico. De entradas, camarão ao perfume de limão siciliano, salada de manga thai e relish de morango e um mini risoto de morango ao champanhe. O carré de cordeiro em crostas de ervas aromáticas é a grande aposta e vem como prato principal acompanhado de mousseline de mandioquinha, aspargos verde e redução de morango. O cheesecake de morango ao vinho do Porto é servido como sobremesa.

Há ainda uma terceira opção de menu, o ‘Brisa in Love Vegan’ que traz de entrada salada primavera de flores ao coulis de morango e perfume de baunilha. Como prato principal, risoto de morango ao champanhe com amêndoas crocantes e minestrone de frutas com sorvete de iogurte e morangos ao sauternes como sobremesa para se deleitar.

— O morango é muito sensual, além de afrodisíaco e combina perfeitamente com a data. Além disso, o contraste da acidez com a doçura do fruto o torna um ingrediente versátil e muito usado na alta gastronomia — observa o Chef , que tem mais de 15 anos de experiência em hotelaria.

Os participantes do jantar serão recebidos com um welcome drink de Rossini, preparado com purê de morangos frescos e Prosecco, dando um toque de requinte e elegância à noite.