terça-feira, 21 de junho de 2016

Quarteto de cordas Enso, de Nova Iorque, é a atração principal de evento na Cidade das Artes

Criada pela pianista Simone Leitão com o objetivo de alargar os domínios da prática da música de câmara, a  Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro - único festival da categoria no Brasil – apresenta sua quinta edição entre os dias 21 e 26 de junho, com uma série de concertos na Cidade das Artes, e dia 28 de junho, a noite de encerramento na Sala Cecília Meireles. A tradicional etapa educativa inclui concertos didáticos no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, masterclasses e workshops com renomados artistas nacionais e internacionais. Um dos pontos altos desta quinta edição é o aclamado Quarteto de Cordas Enso, de Nova Iorque. Em sua primeira atuação no Brasil, o grupo irá apresentar três concertos exclusivos para o festival.

Famosos assistem a estreia de O Caseiro

Leopoldo Pacheco e  Viviane Pasmanter
Elenco e convidados assistiram na noite desta segunda-feira, 20, no Kinoplex do Leblon, a pré-estréia do filme O Caseiro. Um suspense brasileiro, com elementos da cultura local e com a universalidade de uma  trama que surpreende o espectador do início ao fim. Assim é O Caseiro , segundo longa de Julio Santi. Fotos Cristina Granato








...

Kassab visita Centro de Biotecnologia da Amazônia

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e senador pelo  Omar Aziz, visitaram  esta semana,  o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), onde foram recepcionados pela superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia.
Durante o encontro, que visou  apresentar ao novo ministro a estrutura e os projetos em desenvolvimento pelo CBA, Kassab assumiu o compromisso de envidar todos os esforços necessários para que, mediante um trabalho planejado, o MCTIC colabore para definir uma personalidade jurídica própria para o Centro e trazer, assim, os avanços esperados do ponto de vista operacional à instituição.

“Esta visita pode ser interpretada como emblemática, no sentido de dar impulso aos diálogos entre as instituições para que essas parcerias possam se consolidar em um texto, um protocolo, que proporcione a todos os entes envolvidos obter os avanços que há tanto tempo são esperados no CBA”, disse o ministro. “Já conversei com o ministro Marcos (Pereira, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e disse que a nossa disposição é apenas apoiar no sentido de construir uma proposta que traga mais agilidade e operacionalidade às ações do CBA”, complementou.

A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, destacou que a visita do ministro foi muito importante em um momento em que se busca construir alternativas para o pleno funcionamento do CBA, o qual, na visão da dirigente, é uma instituição essencial para o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia tendo em vista seu escopo de trabalhar com foco no aproveitamento da biodiversidade e das potencialidades regionais. “Estamos vivenciando um novo momento da gestão do CBA e a presença do ministro aqui é essencial nesse aspecto, para que possa conhecer melhor não apenas o que é o Centro, mas as suas potencialidades e também possíveis parcerias que podem ser estabelecidas com o Ministério de Ciência e Tecnologia”, disse Rebecca.

Ao final do evento, a deputada federal Conceição Sampaio afirmou que não apenas a visita, mas também as palavras ditas em relação à autonomia jurídica do CBA, mostram o compromisso do ministro na busca pelas avanços necessários da instituição. “O CBA é certamente algo que precisamos e merecemos ter para nosso desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que com a sensibilidade e o comprometimento demonstrados pelo ministro vamos ficar próximos dessa realidade”, disse, reforçando que Kassab pode ser, agora, considerado “padrinho do CBA”.